Educação infantil

Creches

Educação Infantil

Também conhecida como ensino infantil, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola, e por isso mesmo integra ensino e cuidado, funcionando como um complemento da educação familiar. Mas qual a finalidade da educação infantil?

Seu principal objetivo é promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação. É nesta fase também que as crianças começam a interagir com pessoas de fora do seu círculo familiar e comunitário, principalmente através da realização de jogos e atividades que envolvem a ludicidade.

Importância da
Educação Infantil

Educação Infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois é onde elas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, o desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento. Ela funciona como uma base para as demais etapas da educação formal, e o correto aproveitamento desta etapa permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual.

E como lidar com bebês e crianças exige cuidados especiais e muito tato, a proposta pedagógica da educação infantil prevê a realização de jogos, brincadeiras e atividades prazerosas que além de ensinar, divertem, tornando o processo de construção do conhecimento muito mais assertivo e divertido.

Educação Infantil | Idade

Como falamos logo acima, a educação infantil é voltada para crianças de zero a cinco anos de idade. E a depender da idade dos pequenos, eles devem ser matriculados em creches ou escolas (pré-escolas): nas primeiras caso tenham idade até três anos, e nas segundas entre quatro e cinco anos.

educação infantil no Brasil é um direito da criança, sendo o estado obrigado a disponibilizar espaços e profissionais adequados para atendê-la corretamente. Por isso encontramos em todas as regiões do País instituições de ensino públicas que atuam como creches e pré-escolas, mas diversas escolas particulares também oferecem educação infantil, o que dá aos pais e responsáveis a chance de optar por aquela que está de acordo com as suas possibilidades financeiras.

Segmentos






Berçário








Creche








Pré Escola

Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos.

Pitágoras.

Método

A qualidade almejada para a Educação Infantil baseia-se na defesa de uma sociedade em
que órgãos, entidades, Instituições de Educação Infantil e seus profissionais trabalhem em conjunto
para garantir o desenvolvimento integral e integrado das crianças.
A Educação Infantil tem papel importante no desenvolvimento humano e social. Configura-se como
uma das áreas educacionais que mais retribui à sociedade os recursos nela investidos, contribuindo
para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Também oferece argumentos fortes e
contundentes sobre a sua importância na concretização dos direitos sociais da infância, de sua
cidadania..

Finalidade

A finalidade de definir os parâmetros de qualidade está relacionada ao intuito de
estabelecer os requisitos necessários para uma Educação Infantil que possibilite o desenvolvimento
integral e integrado da criança até os 5 anos de idade, em seus aspectos físico, motor, psicológico,
intelectual, cognitivo, socioemocional e comportamental.
A gestão dos sistemas e redes de ensino em seus diferentes níveis, de maneira democrática,
articulada e colaborativa, contribui para o planejamento, a implementação, o acompanhamento
e a avaliação das práticas de qualidade da oferta da Educação Infantil.

Histórico

Dentro do contexto brasileiro, no centro de todas as iniciativas relacionadas às questões do
direito à educação, das responsabilidades dos órgãos oficiais e de toda a sociedade, foram
alcançados avanços significativos com a Constituição Federal de 1988, com o Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA) e com a Lei de Diretrizes e Bases (LDBEN) 9.394/1996. Estes
dispositivos legais trouxeram importantes mudanças nas políticas de atendimento educacional
para as crianças de 0 a 5 anos de idade, garantindo não somente o direito à educação, como
também colocando a criança como sujeito de direitos e do respeito por sua condição de pessoa,
vivendo o seu “tempo de Infância.”

Coordenação da Educação infantil

Educação Infantil

Educação Infantil

A escola tem como papel diante da sociedade propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais. Dentro deste contexto, o município de Monsenhor Tabosa atende 843 alunos da Educação Infantil que se divide em berçário, creche e pré-escola nas faixas etárias (0 a 1 ano e 6 meses), (1 ano e 7 meses), (3 anos e 11 meses) e (4 a 5 anos e 11 meses).
       A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica que estabelece seis direitos de aprendizagens que devem ser garantido ao explorar os 05 (cinco) campos de experiências contemplados no currículo.   
       O principal objetivo da Educação Infantil é o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas também o físico e socioemocionais como também cuidar e educar as crianças ajudando a construir sua identidade.
 
Maria Eliziane Almeida Pereira
Formadora da Educação Infantil

Números da Educação infantil

Matrícula

1397

Turmas

109

Documentos da Educação Infantil

Calendário Escolar

Mapa Curricular

Organizador BNCC
a 1 ano e 6 meses

Organizador BNCC
1 ano a 7 meses a 3 anos e 11 meses

Organizador BNCC
4 e 5 anos e 11 meses

Parâmetros

Avaliação

Diretrizes

Literatura

Galeria de fotos da Educação Infantil

Final